Qual a diferença entre tokens e ações?

Investimento Difícil

Tokens são ativos criados a partir de uma blockchain, ao passo que ações são representações de uma pequena parcela de uma empresa. Ambos dão aos seus detentores direitos, mas possuem diferenças em sua natureza.

Equipe 2nd Market

29 set 2022 • ATUALIZADO 29 set 2022

Investir é uma prática que requer muito estudo e pesquisa.

Tanto o mercado tradicional quanto a nova economia cripto apresentam diversas oportunidades para quem deseja ver seu dinheiro render.

Ao mesmo tempo, é preciso estar a par dos diferentes tipos de investimento que existem, bem como suas principais vantagens e desvantagens.

Com o avanço da economia cripto e muitos ativos sendo “tokenizados”, surgem alguns questionamentos.

Por exemplo: se ações e tokens possuem semelhanças, qual a real diferença entre eles?

E no artigo de hoje, você vai aprender a diferença entre eles, além de conhecer uma nova classe de ativos que une a tecnologia cripto com o mercado acionário tradicional.

O que são ações?

É um dos investimentos mais tradicionais do mercado, e possui mais de um século de existência.

Elas representam uma pequena porção de propriedade sobre uma determinada empresa, rendendo ao detentor da ação certos direitos, como:

  • Voto sobre quem fará parte da direção da empresa;
  • Direito a receber parte dos lucros em formas de dividendos.

Mas por que é vantajoso para uma empresa ser listada em uma bolsa e colocar parte dela a venda em formato de ações?

Essa estratégia é uma forma que ajuda a levantar fundos e ter oportunidade de expandir suas atividades.

O dinheiro levantado em uma oferta pública inicial (IPO) pode ser utilizado para investir em projetos internos, contratação de novos funcionários e aquisição de recursos.

Todo processo envolvido para que uma empresa consiga ser listada em uma bolsa, até a forma como essas ações serão disponibilizadas para os investidores, é regulado por um órgão central.

Aqui no Brasil, por exemplo, quem determina as regras e regulamentos sobre o mercado acionário é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Foto do prédio da Comissão de Valores Mobiliários.

Se você deseja investir em ações, será preciso que se cadastre em uma corretora autorizada pela CVM, que também será responsável pela custódia desses ativos.

Ela será a ponte entre você e uma bolsa de valores, executando suas ordens de compra e venda, bem como irá determinar o quanto irá cobrar por cada ordem executada.

O que são tokens?

No universo da computação, um token é definindo como um objeto virtual que representa o direito de realizar uma determinada operação.

Essa mesma ideia se aplica a economia cripto: tokens são ativos digitais que dão ao seu detentor alguns direitos também.

E assim como em ações, alguns projetos cripto conseguem levantar fundos por fazerem o lançamento de seu próprio token, através da oferta pública de moedas (ICO).

Porém, a primeira diferença básica para as ações é que eles são criados a partir de uma rede blockchain.

Uma  mulher buscando por tokens digitais que representam ações da empresa Apple.

Nesse caso, detentores de tokens podem armazenar seus ativos em uma carteira digital de forma independente, sem que uma corretora faça a custódia das unidades.

Toda segurança e privacidade são mantidas através de técnicas criptográficas que fazem parte da tecnologia blockchain.

Principais diferenças entre tokens e ações

Agora que você teve contato com os dois conceitos, vamos elencar a seguir as principais diferenças entre estes dois tipos de ativos.

Propriedade

Todas as transações que você realiza no mercado acionário é intermediado por uma corretora especializada, que também mantém em custódia seus ativos.

Apesar de existir um certo nível de segurança nessa modalidade, você precisará passar boa parte dos seus dados para conseguir realizar qualquer negociação.

Quando falamos em tokens, existe a opção de compra ou venda deles através do mercado P2P, sem que uma corretora necessite intermediar a transação.

Assim, você pode transferi-los para uma carteira digital sua e manter 100% do controle sobre eles.

Exchanges

Ações são negociadas por corretoras acreditadas, e que seguem regulamentos rigorosos para proporcionar segurança e transparência, tanto para quem compra e vende.

Elas promovem uma maior estabilidade e proteção, ao mesmo tempo que conseguem lidar com um alto volume de negociações, mas só funcionam dentro do horário comercial.

Já os tokens são negociados em corretoras especializadas em criptoativos, e existe uma ampla variedade delas no mercado.

Nelas, é possível negociar ativos digitais a qualquer hora do dia ou da noite, já que a blockchain funciona ininterruptamente.

Regulação

Por ter um grande impacto na economia de um país, o mercado de ações está sujeito a leis e regulamentos de um órgão governamental, como a CVM já mencionada aqui.

O principal objetivo dessas leis é proporcionar uma maior proteção para os investidores, tornando obrigatório que as empresas sempre reportem qualquer coisa que terá impacto no preço de suas ações, por exemplo.

Em contraste, os tokens e outros criptoativos fazem parte de uma economia relativamente nova e pouco regulada.

Essa falta de leis e regulamentos se mostra uma grande vantagem, já que é possível eliminar barreiras burocráticas e tornar novos produtos e serviços financeiros mais baratos e acessíveis para o investidor.

Volatilidade

Ações costumam ser influenciadas por notícias e rumores, fazendo com que seus preços caiam ou subam bastante em apenas um dia, mas não é algo que acontece sempre.

Existe um fenômeno bem comum na Bolsa de Valores que é o “Circuit Break”, em que as compras e vendas são paralisadas temporariamente durante um período de tempo para evitar grandes oscilações e prejudicar os investidores.

Por outro lado, a volatilidade no mercado de criptomoedas e tokens é alta, e pode perdurar por um longo período de tempo, já que o que mais determina a variação de seu valor é a relação oferta/demanda.

Alguns tokens podem se valorizar mais de 500% em 6 meses, e cair 80% algum tempo depois sem nenhum motivo aparente.

Ações tokenizadas

Com a evolução da economia cripto e empresas tradicionais experimentando as vantagens da tecnologia blockchain, novas modalidades de investimento estão sendo inseridas no mercado.

E assim, está se tornando cada vez mais comum as ações tokenizadas, que são um “espelho” desses ativos tradicionais inseridos em uma rede blockchain.

Funciona da seguinte maneira:

  • Uma instituição realiza a compra de ações de uma determinada empresa;
  • As ações são depositadas em uma outra empresa responsável pela custódia desses ativos;
  • Tokens são criados em uma blockchain, atrelados ao valor das ações em reserva;
  • Esses mesmos tokens são listados em uma corretora cripto, podendo ser comprados e vendidos como qualquer outro criptoativo;

Essa classe de ativo é uma boa opção para quem deseja se expor ao mercado de ações, ao mesmo tempo que usufrui das facilidades proporcionadas pelas criptomoedas.

Apesar de ser uma classe recente de criptoativos, algumas empresas já possuem suas ações em formato de tokens, sendo negociadas.

Veja alguns exemplos:

  • Apple, com o token mAPPL;
  • Tesla, com o token mTSLA;
  • Netflix, com o token mNFLX;
  • Google, com o token mGOOGL;
  • Alibaba, com token mBABA.

Essas são umas das top 10 ações tokenizadas de acordo com a CoinMarketCap, todas baseadas no protocolo Mirror, e negociadas em exchanges descentralizadas.

Representação das empresas Apple, Google, Tesla e Alibaba na blockchain,em que possuem suas ações espelhadas em tokens.

Frente ao mercado acionário tradicional, existem algumas vantagens em se investir nesses criptoativos como:

  • Maior liquidez, já que o acesso as ações tokenizadas é mais fácil;
  • Transações mais rápidas, graças a tecnologia blockchain;
  • Ações tokenizadas podem ser compradas em frações menores;
  • As taxas envolvidas nas negociações são bem menores comparadas com as corretoras tradicionais;
  • É possível comprar e vender ações tokenizadas em qualquer momento, já que a rede blockchain funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Sem dúvida, essa nova classe de criptoativos é uma excelente oportunidade para os investidores que querem ampliar ainda mais o potencial de seu portfólio.

Será tudo tokenizado no futuro?

O Bitcoin e a tecnologia blockchain estão trazendo mudanças significativas na economia.

Falamos aqui das principais diferenças entre ações e tokens, ao mesmo tempo que já existe um movimento para tokenizar esses ativos.

Esse processo está se tornando cada vez mais comum até mesmo em outros mercados: por exemplo, estima-se que imóveis tokenizados representarão U$ 40 trilhões do mercado nos próximos 10 anos.

E você pode ficar por dentro de tudo isso e aproveitar as melhores oportunidades, nos acompanhando aqui em nosso blog e assinando nossa newsletter.