ICO: Investindo em Novos Criptoativos

ICO Intermediário

Novas criptomoedas surgem através de um processo conhecido como ICO, e apresentam grandes oportunidades para quem quer investir em projetos inovadores.

Equipe 2nd Market

04 jul 2022 • ATUALIZADO 07 jul 2022

Você sabe como surgem novas criptomoedas no mercado?

Que a tecnologia por trás dos ativos digitais veio para ficar não é novidade, e muitos estão na corrida para garantir as melhores oportunidades de investimento.

Muitos se aventuram especulando nas oscilações do mercado, comprando e vendendo criptomoedas nas corretoras.

Outros, com um pensamento mais paciente e conservador, apenas aproveitam os momentos de baixa para aumentar suas posições e seguram até que a moeda se valorize.

Mas você sabia que é possível comprar uma criptomoeda logo quando ela lançada, com a chance de lucrar ainda mais nesse processo?

É justamente sobre esse maior potencial de retorno para quem investe no projeto em estágio inicial que você precisa saber.

E fique até o final, pois além de dicas valiosas para você analisar estes projetos, vamos te apresentar uma oportunidade incrível para começar a investir nessa modalidade.

Boa leitura!

Um breve resumo sobre ICO

É a sigla para “Initial Coin Offering”, ou “oferta inicial de moedas”, traduzido para nosso português.

Trata-se de um processo que coloca ativos digitais à venda pela primeira vez, dando aos responsáveis do projeto a oportunidade de levantar fundos e continuar com seu desenvolvimento.

Caso você já tenha familiaridade com o mercado de ações, ele se assemelha um pouco com a “Initial Public Offering” (IPO), as ofertas iniciais que uma empresa faz em uma bolsa de valores.

Só que quando falamos em ativos digitais, não é necessário um intermediário para que sejam lançados, apesar de que algumas corretoras podem vir a fazer parte desse processo.

Outra ponto considerável: investir em um projeto de ICO não significa que você terá alguma participação nos lucros da empresa envolvida, ok?

Em alguns projetos, você receberá tokens com funcionalidades exclusivas para ter acesso a serviços e produtos que a empresa está oferecendo.

Mas você também sabia que podem existir outras modalidades em que projetos lançam suas criptomoedas? Confira algumas delas a seguir:

  • Initial Exchange Offering (IEO): é a primeira forma de emissão de token em uma exchange descentralizada (DEX), todas as exchanges são verificadas por KYC/AML, o que garante a segurança para os investidores;
  • Initial Farm Offering (IFO): são projetos de criptomoedas lançadas em corretoras descentralizadas (DEX), pode ser organizado pelo próprio projeto, o emissor daquele token de forma independente;
  • Initial Airdrop Offering (IAO): é uma distribuição – normalmente gratuita – de tokens ou criptomoedas para investidores afim de promover um novo projeto.

Ao participar do ICO, você como investidor tem a chance de comprar ativos digitais por um preço mais baixo, em função do estágio inicial do projeto.

E futuramente, se desejar, pode vendê-los por um valor bem maior do que no período de lançamento.

Como analisar a estrutura de um ICO?

Todo projeto cripto, na sua fase de lançamento, geralmente publica um documento conhecido como whitepaper.

É lá que os responsáveis incluem todas as principais informações, como:

  • Do que se trata o projeto;
  • A necessidade que o projeto atenderia após a conclusão;
  • A quantidade de fundos que o projeto precisa;
  • Quantos tokens os membros do projeto manterão;
  • Que tipo de pagamento (quais moedas) serão aceitos;
  • Por quanto tempo a campanha da ICO será executada.

Se você quer participar de um ICO, é sempre bom conferir estes detalhes, especialmente para se informar sobre como enviar seu dinheiro para garantir seus tokens.

Todo projeto sério costuma disponibilizar o whitepaper como parte de sua campanha ICO, para incentivar investidores e apoiadores do projeto a comprar alguns dos tokens.

É o primeiro passo para você analisar se vale ou não a pena investir seus recursos.

Qual o risco de investir nessa modalidade?

Como todo investimento, participar de um ICO envolvem riscos que devem ser analisados.

Mais do que entender esse conceito, é necessário conhecer o mercado e analisar friamente as propostas que surgem.

Alguns projetos de criptomoedas que deram certo começaram através de ICOs.

É o caso da Ethereum (ETH), plataforma voltada para os smart contracts e contratos digitais programáveis, lançado em 2014.

Atualmente, o ETH é o segundo criptoativo com maior valor de mercado, e quem investiu logo no começo do projeto colhe retornos altíssimos nos dias atuais.

Mas como nem tudo são flores, existem outros exemplos de ICOs que infelizmente não deram resultados esperados.

Um caso famoso é o da criptomoeda nativa do Telegram (TON), um dos apps de mensagens mais utilizados em todo mundo, e que trouxe grandes expectativas para os investidores.

Pavel e Nikolai Durov, os irmãos por trás do aplicativo, chegaram a arrecadar US$ 1,7 bilhão no ICO deste projeto.

Porém, o encerram em 2020 após enfrentarem dificuldades técnicas e regulatórias, devolvendo todo o capital para seus investidores.

Neste caso, quem investiu no ICO do Telegram não teve grandes prejuízos, mas existem exemplos de scams (golpes) que fizeram com que muitos perdessem todo o dinheiro aplicado.

Entre eles, está a Bitcard, startup que prometia uma plataforma de contratos inteligentes com validador biométrico para evitar fraudes e dar mais segurança para seus usuários.

Assim que o ICO foi encerrado, o projeto sumiu e os investidores nem sequer viram um satoshi voltar para suas wallets.

Mas não deixe que isso te desanime: bons projetos que estão em fase de ICO podem ser encontrados.

Como encontrar ICOs de sucesso?

Agora que você já sabe do grande potencial que um ICO pode ter, veja os principais pontos a serem considerados na sua avaliação:

  • Equipe: avalie o time de desenvolvedores e gestores, fugindo de equipes com perfis anônimos. Isso ajudará a ter certeza que o projeto é mesmo real, além de dar maior credibilidade ao divulgar quem está por traz do desenvolvimento da tecnologia;
  • Venture Capital: termo inglês para “capital de risco”, referindo-se a instituições que possuem fundos para investir em projetos com maior risco, e que comumente estão envolvidas em ICOs;
  • Planejamento: acompanhe o andamento do projeto em análise, todo ICO possui um roadmap com datas e eventos pré-definidos. Confira se o planejamento descrito está sendo seguido com sucesso;
  • Segmento: para entender em que área o projeto está atuando, qual seu diferencial e como ele se destaca dos atuais concorrentes;
  • Diferenciais: analise se o projeto tem potencial de upside, quais benefícios pode trazer pra você (cashback, descontos, etc..), se é possível ‘sacar’ essa criptomoeda, se dará retorno monetário.

O segredo aqui é sempre permanecer atento, acompanhando de perto como está evoluindo o projeto e como essa evolução está impactando o mercado.

Continuando esse raciocínio, existe um ditado muito comum no mundo corporativo que diz o seguinte: o sucesso deixa rastros.

Analisando o ICO da Bank.AI

Já falamos aqui sobre a importância de um projeto disponibilizar um whitepaper completo, e que seja claro para os investidores compreenderem seus objetivos e missão.

E com isso em mente, outras características comuns em ICOs de sucesso para você ficar de olho são:

  • Uma comunidade forte e engajada, que suporta o projeto como um todo;
  • Excelente trabalho de marketing, incentivando o público-alvo em fazer parte da comunidade;
  • Cumprimento do roadmap, trazendo melhorias e novas oportunidades;
  • Canal de comunicação acessível entre o projeto e os seus apoiadores.

Agora, se você ficou empolgado com tudo isso e quer conhecer um projeto promissor, está com sorte: confira nas próximas linhas.

Bank.AI Coin

Com objetivo de trazer uma verdadeira revolução nas finanças e outros serviços financeiros, a Bank.AI está na fase de pré-venda de seu ICO, lançando:

  • A Bank.AI Chain (estrutura blockchain própria);
  • Criptomoeda Bank.AI Coin ($BKAI).

O Bank.AI Chain e o $BKAI são os pilares de um ecossistema integrado que visa fornecer soluções digitais financeiras por meio de redes blockchain e trazer as criptomoedas para o uso diário.

Inclusive, você pode conferir aqui nosso Whitepaper, com mais detalhes desse ICO.

Nosso objetivo é fornecer serviços bancários – transferência entre contas, pagamento de boletos, criação de QR code para transferência, utilização de cartão físico e digital – totalmente desenvolvidos, construídos sobre ativos digitais.

O projeto consiste em um objetivo ambicioso de introduzir um ecossistema de soluções DeFi em uma infraestrutura de blockchain, que será suportada pela $BKAI.

A Bank.AI Chain será projetada como uma camada secundaria baseada em um protocolo Proof of Stake (POS), usando o algoritmo Byzantine Fault Tolerance (BFT) para validação de bloco, construído sobre a Ethereum Mainnet.

Isso permitirá que a rede opere de forma independente e em capacidade paralela com a rede principal Ethereum.

Já a Bank.AI Coin ($BKAI) é nossa criptomoeda baseada no padrão Ethereum ERC-20 e serve como porta de entrada para o ecossistema da 2nd Market.

Você poderá vender e comprar $BKAI facilmente pela Bank.AI.

E ao usá-la nas suas operações, você terá descontos e facilidades únicas na Bank.AI e nas demais empresas do ecossistema da 2nd Market.

Uma excelente oportunidade para você que busca investir em um ICO promissor e que irá trazer uma verdadeira disrupção para o mercado.

O que fazer agora?

Conforme o tempo passa, as criptomoedas revelam seu grande potencial disruptivo para a economia.

Novos projetos surgem todos os anos, resolvendo problemas comuns do mercado e, ao mesmo tempo, trazendo novas oportunidades de investimento.

E você pode fazer parte dessa grande mudança por seguir essas dicas que trouxemos sobre ICOs e como analisar os melhores projetos.

Que tal começar sua nova jornada participando do nosso?

Saiba mais sobre o ICO da Bank.AI Coin aqui!