Tecnologias disruptivas podem revolucionar setor elétrico brasileiro

Notícia bigdata

Equipe Bank.ai

05 set 2023 • ATUALIZADO 05 set 2023

Estudo da ANEEL, EDP e Celesc mapeia seis tecnologias com potencial transformador

Um estudo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Energias de Portugal (EDP) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) identificou seis tecnologias disruptivas que podem transformar o setor elétrico brasileiro no futuro.

O estudo, que foi apresentado em 1º de julho na sede da ANEEL, analisou as tecnologias de grandes volumes de dados, análise de dados e aprendizado de máquina; serviços em nuvem; cadeia de blocos; Internet das Coisas; realidade virtual; e tecnologias de rede e interconectividade.

Além disso, o estudo identificou doze oportunidades associadas a essas tecnologias que podem gerar benefícios à sociedade e gerar novos mercados.

Entre as oportunidades identificadas estão a melhoria da eficiência energética, o aumento da segurança e da confiabilidade do sistema elétrico, a redução dos custos e a geração de novos empregos.

O estudo também propôs mecanismos regulatórios que podem ser implementados pela ANEEL para contribuir com soluções de desafios atuais.

Entre os mecanismos propostos estão a flexibilização das regras para a entrada de novos players no setor elétrico, o incentivo à inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Conclusão:

O estudo da ANEEL, EDP e Celesc é um importante passo para a modernização do setor elétrico brasileiro. O mapeamento dessas tecnologias e a identificação de oportunidades associadas a elas são essenciais para que o setor possa se adaptar às mudanças em curso e atender às demandas da sociedade.

Fique por dentro das principais notícias do mercado, se inscreva gratuitamente em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.

Nós, da 2nd Market, estamos sempre atentos às novidades para trazer a você conteúdos atualizados e ricos em conhecimento todas as semanas.

Descomplicando:

  • Tecnologias disruptivas: Tecnologias que têm o potencial de mudar radicalmente um setor ou uma indústria.
  • Big Data: Conjuntos de dados muito grandes e complexos, que não podem ser analisados com métodos tradicionais.
  • Data Analytics: Processo de análise de grandes volumes de dados para identificar padrões e tendências.
  • Machine Learning: Campo da inteligência artificial que permite que computadores aprendam sem serem explicitamente programados.
  • Serviços em nuvem: Computação e armazenamento de dados na internet, em vez de em servidores locais.
  • Cadeia de blocos: Tecnologia que permite o armazenamento e o registro de informações de forma segura e descentralizada.
  • Internet das Coisas: Interconexão de dispositivos físicos, objetos e sistemas por meio da internet.
  • Realidade virtual: Tecnologia que permite a criação de ambientes virtuais que podem ser experimentados por meio de dispositivos especiais.
  • Tecnologias de rede e interconectividade: Tecnologias que permitem a comunicação e a troca de dados entre dispositivos e redes.