DAO: o que é e qual sua importância para o mercado cripto

Artigo bitcoin

Equipe Bank.ai

12 jan 2023 • ATUALIZADO 27 jul 2023

No conteúdo de hoje vamos te explicar o que é DAO e qual sua importância para o mercado cripto.

Conceito de DAO, Organização Autônoma Descentralizada.

O que são DAOs:

Do inglês Decentralized Autonomous Organizations, DAOs são um tipo específico de entidade digital criada usando blockchain e smart contracts.

Basicamente são organizações baseadas em blockchain que operam por meio de regras e processos automatizados pré-estabelecidos em seu código.

A ideia é que elas sejam administradas coletivamente por seus membros, que usam tokens digitais para votar e tomar decisões, sem a necessidade de intermediários ou autoridades centrais.

A intenção é que as DAOs permitam a criação de organizações descentralizadas com objetivos e governança definida pelos seus membros, sem a necessidade de uma estrutura centralizada tradicional.

Qual a importância de DAOs:

Essas organizações descentralizadas são importantes principalmente por permitir que pessoas de todo o mundo colaborem e as governem, tomando decisões e realizando tarefas, sem a necessidade de intermediários.

O fato dito acima gera uma maior transparência, eficiência e segurança nas operações executadas. Além de incentivar a participação de mais pessoas, permitindo que contribuam de acordo com suas habilidades e recursos.

Importante reforçar que a principal responsável por isso é a tecnologia blockchain e os Smart Contracts que permitem o registro de forma segura e transparente das transações, o que aumenta a confiabilidade dos envolvidos na organização.

Confiabilidade da Blockchain e dos Contratos Inteligentes

Como as DAOs podem ser usadas:

As DAOs podem ser usadas para uma variedade de propósitos, alguns deles são:

  • Gestão de projetos de software open-source:

Uma DAO pode ser usada para financiar e gerenciar projetos de software open-source de maneira descentralizada.

  • Investimento coletivo:

As DAOs podem ser usadas como veículos de investimento coletivo descentralizados, onde os membros votam em quais projetos devem ser financiados.

  • Governança de comunidades:

Uma outra maneira de utilização é para governar comunidades descentralizadas, como comunidades de criptomoedas ou plataformas blockchain.

  • Compra coletiva:

Algumas DAOs funcionam como veículos de negociação coletiva onde os membros compram ações de determinado ativo e decidem de forma coletiva as ações a serem tomadas.

A finalidade pode variar, mas a base é a de que é uma forma descentralizada de gerenciar uma organização.

Como o mercado cripto se beneficia das DAOs:

Visto que as principais ideias de criação do Bitcoin e das demais criptomoedas geram em torno da autonomia e da descentralização, às DAOs reforçam o mercado cripto.

O Bitcoin por exemplo pode ser considerado a primeira grande aplicação das organizações descentralizadas, devido seu funcionamento ser com base no conjunto de regras pré-programadas, autônoma e descentralizada entre os usuários.

Mas foi a partir da criação da rede Ethereum, e da implementação dos contratos inteligentes, que começou a se expandir e atingir um público maior.

Demais Vantagens:

Em resumo, como já dito antes, a maior vantagem para o mercado cripto, é que as DAOs oferecem uma forma descentralizada de gerenciar e governar organizações, o que é uma característica fundamental desse mercado.

Elas permitem a descentralização de investimentos, governança, desenvolvimento de software e comunidades, o que é altamente benéfico para o mercado de criptomoedas.

  • Desenvolvimento de software:

As DAOs podem ser usadas para financiar e gerenciar projetos de software open-source relacionados a criptomoedas e blockchain. Isso pode ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos recursos e aplicações em torno de criptomoedas e blockchain, beneficiando o mercado como um todo.

  • Comunidades descentralizadas:

As DAOs podem ser usadas para governar e gerenciar comunidades descentralizadas de criptomoedas. Isso pode ajudar a criar comunidades mais engajadas e envolvidas, o que pode beneficiar o ecossistema de criptomoedas como um todo.

E para você que pretende investir em algum projeto cripto, nossa dica é pesquisar bem os critérios que guiam o mesmo e o histórico da equipe por trás de seu desenvolvimento, permitindo assim que compreenda a seriedade e se possui uma proposta com potencial de crescimento.

Nós da 2nd Market sabemos da importância da pesquisa e dos estudos para que você saiba investir em criptomoedas de forma segura e planejada, por isso, nossos conteúdos em todas as redes são produzidos para que você se mantenha atualizado e aprenda os principais conceitos do mercado cripto de forma simples.

Use Cripto!