Metaverso: o futuro das conexões digitais

Artigo blockchain

Equipe 2nd Market

26 jan 2023 • ATUALIZADO 26 jan 2023

Metaverso é a aposta de várias empresas e marcas para o futuro, assim como das conexões digitais

Um dos assuntos mais comentados desde outubro de 2021 é o metaverso.

Mas afinal, o que é o metaverso? Como funciona? Quais os riscos e desafios? No artigo de hoje te explicaremos tudo sobre esse mundo virtual. Confira abaixo:

O metaverso é um conceito que se refere a um universo virtual imersivo e interativo, onde as pessoas podem interagir de maneira geral – se comunicar, trabalhar e se divertir.

É baseado em tecnologias avançadas como a computação gráfica, a realidade virtual e a inteligência artificial, que permitem a criação de mundos virtuais altamente detalhados e imersivos.

O ambiente virtual é visto como a próxima fronteira da tecnologia, e é esperado que ele tenha impacto significativo em áreas como entretenimento, educação, negócios e até mesmo na vida cotidiana.

Ele pode permitir novas formas de comunicação e colaboração, bem como novas formas de ganhar dinheiro e possuir bens virtuais.

Mas, onde começou?

Livro Snow Crash – Neal Stephenson

A origem do conceito metaverso aconteceu nos anos 60, quando o escritor de ficção científica Neal Stephenson, popularizou o termo em seu livro “Snow Crash”, descrevendo como uma versão virtual da Terra, onde as pessoas podem se comunicar, trabalhar, se divertir e etc.

Desde então, o conceito de metaverso tem evoluído para incluir uma variedade de aplicações, como jogos, entretenimento, educação e negócios.

A criação dessa tecnologia foi possível graças aos avanços tecnológicos, da computação gráfica, a realidade virtual e a inteligência artificial, que permitiram a criação de mundos virtuais imersivos e interativos.

O crescimento da internet e das redes sociais, também impulsionaram esse mundo virtual, devido a comunicação e a colaboração em escala global.

Além disso, a crescente popularidade de jogos e aplicativos de realidade virtual e aumentada também contribuíram para o desenvolvimento do metaverso.

Alguns dos principais nomes no desenvolvimento do metaverso incluem empresas de tecnologia, exemplo: Facebook, Google, Microsoft e Epic Games.

Essas empresas estão investindo em tecnologias como a realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e blockchain para permitir que as pessoas se conectem e colaborem em mundos virtuais.

E o metaverso é uma plataforma ou um sistema?

Acredite você ou não, pode ser considerado os dois!

Metaverso pode ser tanto uma plataforma, quanto um sistema.

Ele é uma plataforma, pois é um ambiente virtual onde as pessoas podem se conectar, colaborar e interagir, além de oferecer uma variedade de aplicações, como jogos, entretenimento, educação e negócios.

Mas, também pode ser entendido como um sistema, pois é composto por vários componentes interconectados, como hardware, software, conteúdo e serviços, que trabalham em conjunto para criar e manter esse ciberespaço.

O metaverso vai evoluir mais?

Avatar no Metaverso

Além dos avanços tecnológicos mencionados anteriormente, outros fatores contribuem para o desenvolvimento do metaverso, que são:

  • A crescente popularidade da realidade virtual e aumentada: as tecnologias VR e AR estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares, permitindo a criação de mundos virtuais mais imersivos e interativos.
  • A necessidade de novas formas de comunicação e colaboração, com a pandemia a necessidade de novas formas de comunicação e colaboração virtual se tornou mais evidente e o metaverso pode oferecer uma plataforma para isso.
  • O crescimento da cripto economia: as criptomoedas e a blockchain estão se tornando cada vez mais populares e sendo usadas na criação de novas formas de pagamento e propriedade no metaverso.
  • A necessidade de novas formas de entretenimento, como visitas em lugares que não são tão acessíveis muralha da china, Pirâmides do Egito, etc.
  • Assim como projeções das pessoas em reuniões, cirurgias e outras formas que o metaverso pode oferecer

Reforçamos que a criação do metaverso é um processo contínuo e em constante evolução, que envolve a colaboração de muitos setores, incluindo tecnologia, entretenimento, negócios e ciência.

Por tanto, com esse potencial para revolucionar muitas áreas da vida humana, alguns desafios devem ser superados antes que possa se tornar uma realidade, que são:

  • A possibilidade de dependência
  • Isolamento social
  • Problemas de saúde mental

Portanto, é importante que o desenvolvimento seja feito de forma responsável, levando em conta essas preocupações sociais e éticas do metaverso para que no futuro as conexões digitais se expandam.