Colapso de bancos no Vale do Silício gera incertezas no mercado

Notícia crise bancária

Equipe Bank.ai

14 mar 2023 • ATUALIZADO 14 mar 2023

Entenda como a crise do SVB (Sillicon Valley Bank), especializado em financiamento de startups de tecnologia no Vale do Silício, afeta o mercado financeiro global e em especial o brasileiro.

O Silicon Valley Bank (SVB) é um banco especializado em financiamento de startups de tecnologia e tem sido uma fonte confiável de financiamento para muitas empresas iniciantes no Vale do Silício e em todo o mundo.

Embora relativamente desconhecido fora do Vale do Silício, o SVB estava entre os 20 maiores bancos comerciais americanos,

Com US$ 209 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) em ativos totais no final do ano passado, de acordo com o Corporação Federal de Seguro de Depósitos dos EUA (FDIC).

No entanto, o banco vem enfrentando problemas com os frequentes aumentos na taxa de juros pelo FED, corroeram o valor dos títulos de longo prazo que o SVB e outros bancos engoliram durante a era das taxas de juros ultrabaixas.

Ocasionando assim, ao banco a perda de bilhões de dólares, ficando ilíquido para arcar com todos os seus compromissos de curto prazo, alarmando a todos com a falta de capital do banco.

É o início de uma crise bancária?

As preocupações imediatas de contágio generalizado foram contidas pela resposta rápida do governo dos EUA em garantir todos os depósitos dos clientes do banco.

Reguladores bancários anunciaram que os correntistas do SVB teriam acesso a seus fundos na segunda-feira (13),

Minimizando os temores de um potencial colapso financeiro no setor de tecnologia.

Embora o alívio tenha sido sentido pela comunidade de startups, ainda restam dúvidas sobre o ambiente de financiamento para as empresas iniciantes,

Que agora precisam encontrar outras fontes de financiamento, já que bancos maiores tendem a evitar o segmento.

Além disso, o SVB não encontrou um comprador até o momento, o que aumenta a incerteza para as startups que dependiam do banco para seus negócios.

Apesar disso, a notícia de que o governo dos Estados Unidos apoiaria os correntistas do banco ajudou a restaurar a confiança na comunidade de startups.

Contudo, ainda há incertezas em relação ao ambiente de financiamento para as empresas iniciantes de tecnologia,

Que precisam buscar outras fontes de financiamento para manter seus negócios em andamento.

Colapso de bancos no Vale do Silício gera incertezas no mercado
Startup

Já aqui no Brasil:

Essa crise do SVB pode ter reflexos no mercado financeiro brasileiro devido à interconexão dos mercados globais.

Visto que a instabilidade financeira internacional pode afetar o fluxo de capital estrangeiro no Brasil e, consequentemente, o investimento em startups brasileiras que buscam parcerias e investimentos com empresas do Vale do Silício.

Ademais, a crise no SVB pode gerar um clima de incerteza no mercado de tecnologia e inovação, afetando a confiança dos investidores e a disponibilidade de recursos para startups em todo o mundo.

Mais uma vez conseguimos enxergar o valor de utilizar um sistema financeiro global, descentralizada e independente, o que significa não depender de nenhum regulador.

Mas, o que nos resta é aguardar por novas atualizações desse cenário econômico.

Nós da 2nd Market estamos atentos para as novidades do mercado de criptomoedas, com o intuito de compartilhar com você conteúdos ricos em conhecimento.

Então já favorite o blog no seu navegador e fique ligado nas novidades desse mercado que mais expande.