5 Maneiras de Trazer Praticidade as suas Criptomoedas

Bank.ai Intermediário

Existem 5 maneiras de trazer praticidade as suas criptomoedas no dia a dia. Confira todas elas aqui e aumente sua usabilidade cripto.

Equipe Bank.ai

22 jun 2022 • ATUALIZADO 27 jul 2023

Usabilidade Cripto: 5 Maneiras de Trazer Praticidade as suas Criptomoedas

Você sabe quanto dinheiro “físico” existe no mundo?

Um cálculo que pode ser feito para entender essa estimativa é por fazer a soma do PIB de todos os países que existem, o que dá algo próximo de US$ 50 trilhões.

Porém, apenas 20% de todo esse valor está em um formato “tangível”, que pode ser tocado e visto com nossas mãos e olhos.

O restante não passa de sequências binárias dos números 0 e 1, registradas nos sistemas bancários de cada país.

E essa proporção tende a só aumentar, ao passo que novas tecnologias começam a ganhar espaço na economia, já que visam trazer mais facilidade, praticidade e segurança para quem quer preservar suas reservas financeiras.

O Bitcoin e as criptomoedas são um exemplo desses avanços, trazendo um formato inovador de ativos para o mercado e ganhando atenção tanto de grandes empresas e investidores, como de pessoas comuns.

Muitos correram para garantir sua parcela nesses novos ativos, já que o potencial de valorização é muito melhor do que os investimentos tradicionais.

Inclusive, muitos conseguiram ficar milionários com as moedas digitais.

Porém, você pode estar se perguntando:

  • Mas será que as criptomoedas são apenas um novo tipo de investimento?
  • Se são um novo formato de dinheiro, então por que não utilizá-las para fazer compras?
  • Será que elas possuem alguma utilidade prática?
  • É possível usar criptomoedas no meu dia a dia?

As respostas para essas e mais perguntas estão ao longo deste artigo, e se você possui ou pensa em investir em criptomoedas, fique até o final para conhecer uma forma inovadora de dar mais usabilidade para elas.

É Possível usar Criptomoedas para fazer Compras do Dia a Dia?

A resposta é: SIM! Você pode utilizar seus saldos em moedas digitais para comprar e realizar outras transações financeiras.

Até porque esse é um dos propósitos que levou o misterioso criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, a desenvolver esse novo ecossistema financeiro descentralizado.

Vamos aqui relembrar as frases iniciais de seu White Paper:

“Uma versão puramente peer-to-peer (ponto a ponto) de dinheiro eletrônico permitiria que pagamentos on-line fossem enviados diretamente de uma parte para outra, sem passar por uma instituição financeira.”

É claro que ainda existe a necessidade de uma maior adoção por parte dos donos de estabelecimentos e lojas em aceitar criptomoedas como forma de pagamento.

Afinal, estamos falando de uma tecnologia que surgiu apenas em 2009, e para a maioria da população que está a décadas acostumada com o dinheiro tradicional, é um pouco desafiador se adaptar a esta nova tecnologia.

Apesar disso, já existem algumas lojas físicas e virtuais no Brasil e no mundo que aceitam Bitcoin e outras criptomoedas como pagamento para seus produtos e serviços.

Para se ter uma ideia da importância dessa nova tecnologia, donos de mais de 700 estabelecimentos em Caracas, na Venezuela, começaram a aceitar moedas digitais para reduzir os efeitos da terrível crise que acomete o país por anos.

A Colômbia, vizinha dos venezuelanos, também está experimentando os benefícios de uma economia cripto, e várias lojas em Bogotá e Medellín já estão adotando formas de pagamento em diversas criptos, como Bitcoin, Ethereum, Dash e outras.

Conforme outras tecnologias e facilidades vão surgindo (como PIX em que você consegue gerar um QR Code para receber e enviar valores), a adoção das moedas digitais está cada vez maior, fazendo com que empresas e negócios entrem na corrida para se adaptarem a este novo mercado.

Como usar suas Criptomoedas para Fazer Compras e Outras Transações?

Muitos que entram no mercado cripto o fazem pensando mais como um investimento, visto que algumas moedas chegaram a valorizar mais de 1.000% anos depois de seu lançamento.

Só o Bitcoin por exemplo, iniciou valendo frações de centavos em 2009 e chegou a bater mais de US$ 65.000,00 ainda em 2021.

No entanto, com mais gente entrando nesse mercado como uma alternativa para ampliar seus investimentos, surge uma maior necessidade de trazer mais usabilidade para estes ativos.

Até porque, do que adianta aumentar o seu capital, se você não pode utilizá-lo de forma prática?

Veja a seguir algumas opções para você que está investindo em criptomoedas, e quer utilizá-las da melhor maneira possível.

Pagando Boletos em Sites Especializados

Um costume muito comum que nós brasileiros temos no dia a dia é pagar algumas coisas no boleto. Existe até mesmo uma frase muito utilizadas em memes que diz o seguinte:

“Seja como um boleto: ele sempre vence!”

Sendo assim, algumas empresas surgiram para trazer esse costume nosso dentro do universo cripto, dando a opção para seus usuários pagarem esses documentos com Bitcoin e outras moedas digitais.

O processo é bem simples:

  • Você informa o código de barras do boleto;
  • Escolhe qual criptomoeda deseja utilizar para fazer o pagamento;
  • O sistema faz o cálculo, incluindo tanto as taxas de rede quanto as que a empresa cobra por este serviço;
  • É criado um endereço para você enviar os valores da criptomoeda escolhida.

Uma vez que o valor enviado para o endereço e a transação confirmada pela rede, você irá receber em seu e-mail um recibo, notificando que os valores foram depositados e a conta paga.

O processo pode variar de uma empresa para outra, mas essa é a maneira mais comum de utilizar este serviço para pagar seus boletos.

Utilizando Cartão de Crédito Pré-pago

Outra forma de utilizar suas criptomoedas para fazer compras é através de um cartão pré-pago, fornecido por empresas especializadas.

Só que nesse caso, ao invés de carregá-lo com moeda FIAT (real brasileiro, por exemplo), você pode utilizar seu saldo em Bitcoin ou qualquer outra moeda digital aceita pela empresa que fornece esse serviço.

Funciona da seguinte maneira:

  • Você abre uma solicitação de recarga de cartão, informando o valor que deseja carregar;
  • Informa qual a criptomoeda desejaria utilizar para fazer a recarga;
  • O sistema calcula quanto será necessário transferir, incluindo as taxas de rede;
  • Um endereço para transferência da criptomoeda é criado.

Assim como no caso de pagamentos por boleto, basta você enviar a quantia da criptomoeda escolhida, calculada pelo serviço, e transferir o valor dela para o endereço gerado.

Geralmente, você irá receber notificações através do seu e-mail ou SMS pela empresa, informando se o valor foi ou não confirmado na rede.

E assim que confirmado esse processo, é só utilizar seu cartão para fazer compras tanto em lojas físicas quanto on-line.

Convertendo Automaticamente Criptos para Moeda FIAT

Já imaginou transferir suas moedas digitais direto para sua conta FIAT, e ter seus fundos automaticamente convertidos?

Isso é possível em alguns serviços prestados por empresas do setor.

Por exemplo: vamos supor que você possua uma carteira digital para armazenar seus Bitcoins e deseja converter uma parte dessa reserva para fazer algumas compras.

A primeira opção seria transferir essa parcela para uma corretora, vender na mesa de negociações e transferir esse valor para uma conta bancária tradicional.

E isso dá muito trabalho, não é verdade?

Pensando em facilitar a vida de quem investe e quer ter uma usabilidade a mais com suas criptomoedas, algumas empresas já contam com o serviço de conversão automática na hora de realizar um depósito em criptomoedas.

Assim, basta você transferir a quantidade desejada de sua criptomoeda direto para sua conta.

Os valores serão automaticamente convertidos para a moeda FIAT escolhida (real, dólar ou euro).

No ato da conversão, o próprio sistema do banco digital faz os cálculos das taxas de rede, que são descontadas assim que o valor for transferido.

Utilizando QR Code

Mais uma forma que, inclusive, está se tornando cada vez mais comum por conta da popularidade do PIX aqui no Brasil.

Em estabelecimentos que aceitam criptomoedas como forma de pagamento, é comum disponibilizarem um código QR para você realizar suas compras tranquilamente.

Nesse caso, é só abrir o aplicativo que você utiliza como carteira digital (como o MetaMask), escanear o código gerado pela loja (que já vai conter inclusive o valor cobrado) e confirmar a transação.

Essa modalidade já é muito comum entre os brasileiros, já que é possível gerar um código QR para quem gosta de fazer pagamentos através do PIX.

Cartão de Débito Bank.Ai

Introduzido recentemente no mercado brasileiro, o cartão Bank.Ai é mais uma prova de que a usabilidade cripto está avançando cada vez mais.

Com ele, é possível fazer compras e outras transações financeiras através da função débito, sem a necessidade de converter seus ativos digitais para moeda FIAT.

Vamos supor que você possui fundos em Bitcoin, e gostaria de utilizá-los no seu dia a dia.

Por exemplo: ir ao mercado, ao restaurante, café e etc…

Basta transferir esses valores para uma carteira digital da sua conta Bank.Ai, selecioná-la como forma principal de pagamentos e pronto.

É só utilizar seu cartão de débito para fazer suas compras.

Toda vez que você fizer uma compra, automaticamente o sistema irá fazer a conversão do valor dela para reais, debitando o equivalente em Bitcoins.

Ou seja, você não precisa:

  • Converter suas criptomoedas em reais antes de transferir para sua conta;
  • Fazer recargas no cartão para fazer compras.

Esta opção é excelente caso você queira manter 100% do seu capital em criptoativos.

E assim, deseja utilizá-lo de forma prática sem a necessidade de fazer qualquer outro processo.

As Criptomoedas vieram para Ficar. E Você?

Conforme o mercado cripto vai tomando maiores proporções e ganhando espaço na economia mundial, é apenas uma questão de tempo para que a usabilidade das criptomoedas seja cada vez melhor.

Muitos já estão experimentando os benefícios desse mercado com a valorização de suas reservas financeiras.

Por conseguinte, isso acaba atraindo outras pessoas que buscam novas alternativas para fazer bom uso de seu dinheiro.

E quanto mais gente comprando e investindo em criptomoedas, maior será os incentivos para que as empresas e negócios se adaptarem a essa nova economia.

O que por si só, também aumenta assim a usabilidade desses novos ativos.

A pergunta que fica é: o que você vai fazer nesse cenário todo que está se desenhando?

Nós, da 2nd Market, estamos atentos às novidades para compartilhar com você conteúdos atuais e ricos em conhecimento semanalmente.

Fique por dentro de todas as notícias do universo cripto, inscreva-se na nossa newsletter, você não irá se arrepender!